terça-feira, 24 de abril de 2012

Laboratório de Robótica de Ponta Porã (LaRPP) da início as atividades

As atividades do Projeto de implantação e consolidação do Laboratório de Robótica de Ponta Porã (LaRPP) começaram a ser desenvolvidas como uma das ações dentro do Programa NERDS da Fronteira vinculado aos cursos oferecidos no Câmpus de Ponta Porã (CPPP) da UFMS. O LaRPP é um espaço criado no CPPP para estudo e o desenvolvimento de atividades, projetos e pesquisas relacionados à robótica. Além disso, o projeto está sendo executado em outras unidades da UFMS, o que lhe confere uma característica multicampi, com a participação de grupos de alunos e pesquisadores de Campo Grande e de mais três unidades que oferecem cursos na área de computação: Corumbá, Coxim e Três Lagoas.

O projeto visa promover a inclusão digital por meio da capacitação de um grupo de alunos (graduandos de baixa renda das áreas das Ciências Exatas e Tecnológicas) para a tarefa de programação de robôs. A programação envolve a realização de atividades básicas como movimentação e desvio de obstáculos, bem como para a elaboração de materiais didáticos como manuais e atividades direcionadas, a serem utilizadas em cursos de Iniciação a Robótica para crianças e/ou a inserção de tais atividades no contexto de outras disciplinas como matemática, física e computação. Portanto, as atividades também possibilitam a interdisciplinaridade com a área de educação e psicologia, no que diz respeito ao uso de robôs (brinquedos) e das
novas tecnologias no processo de formação e desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático. A importância do projeto está em garantir que tais alunos tenham as mesma condições de igualdade e possam produzir materiais didáticos, técnicos e científicos relacionados à área de robótica, como artigos científicos, experimentos, manuais de utilização e diversos outros materiais. Além disso, espera-se que tais ferramentas possam auxiliar os alunos de maneira a reduzir a evasão dos cursos da área das Ciências Exatas e Tecnológicas da UFMS.






Além disso, pretende-se proporcionar uma troca entre a comunidade acadêmica e a comunidade local na qual a UFMS está inserida, através das ações de inclusão digital e organização de olimpíadas científicas, desenvolvendo o raciocínio lógico e matemático, tanto dos alunos da UFMS como dos alunos das escolas públicas, visando a inclusão e a alfabetização digital como agentes de transformações sociais.

O LarPP conta com robôs e equipamentos que possibilitam o desenvolvimento de tais atividades e a oferta de oficinas, cursos e tutoriais no futuro, tomando como base o conhecimento e os materiais que serão gerados a partir do trabalho dos alunos e pesquisadores envolvidos.


No ano passado, o trabalho do bolsista do Programa de Iniciação Científica Junior (PIBIC-Jr) Kévin Araújo Fernandes aluno do 2º ano do ensino médio da E. E. Profª. Geni M. Magalhães, juntamente com os acadêmicos do Curso de Ciência da Computação do CPPP/UFMS Carlos Eduardo Rodrigues e Paulo Eduardo Suriano Tiene, foi premiado na I FETEC-MS que aconteceu em Campo Grande no mês de Outubro. Com esse prêmio, o processo de criação do LaRPP se fortaleceu ainda mais. Mais informações sobre o prêmio acesse I-FETEC-MS


2 comentários:

  1. Muito Legal pessoal !!! vou pegar a noticia e postar no meu XBLOG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Wesley, pela divulgação dessa ação, divulgaremos seu Blog para os acadêmicos aqui no nosso Câmpus, abraços.

      Excluir